Sobre mim
Sou arquiteta, urbanista, artista plástica, cantora e, acima de tudo, moradora desta cidade.
Faço aqui, uma análise das experiências acumuladas durante toda uma existência aqui no planeta.
Alguns caminhos que parecem desviados do todo, no final, encaixam-se e fazem sentido. Refletir sobre cada escolha, contextos e desafios, seus encadeamentos e nexos ante o meu olhar crítico, do alto de um estágio maduro e ponderado da existência, me levam hoje a um lugar onde minhas opiniões e minhas alegrias passam a predominar.
De um lado, desde cedo, a música, depois o ensino, iniciado cedo pela minha formação como professora, ensinando inicialmente crianças e depois estudantes de graduação e de pós-graduação, orientando trabalhos finais de graduação e de mestrado. De outro, a atividade mental, a vida acadêmica, interminável e a vida profissional, sempre correndo paralela e diversificada.
No aspecto acadêmico, foram 15 anos de muito trabalho e de estudo entre graduação, mestrado e doutorado.
Esta dedicação resultou em mestrado e uma Tese sobre enchentes urbanas: Sistemática integrada para controle de inundações em sub-bacias hidrográficas urbanas: estudo de caso: A bacia do Córrego Pirajuçara sob o enfoque da integração de obras com ações de educação e percepção ambiental, defendida em janeiro de 2000.
Muitas entrevistas na TV, nos jornais, a imprensa empenhada em divulgar o trabalho e as possíveis soluções, mas, com o passar do tempo, como o baixar das águas, o assunto ia perdendo o foco, como uma foto envelhecida vai perdendo a nitidez, como as águas secas se transformam em lama, a lama é lavada e o asfalto volta a brilhar, até que um outro episódio volte a acontecer e as coisas se repetem sempre, sem que se veja uma luz no final do túnel.
Dezesseis anos se passaram desde que terminei minha tese e sonhei colaborar para minimizar os problemas de enchente desta região, aplicando os conhecimentos adquiridos neste tempo, num contexto urbano específico, numa pequena micro-bacia, onde todos os conceitos seriam revistos e aplicados corretamente. Este contexto, seria a bacia do córrego Pirajuçara, em cuja subprefeitura, hoje, tenho o privilégio de estar trabalhando, presenciando ao vivo e a cores as questões por mim estudadas.
A integração de todos os conhecimentos de ensino, música e urbanismo resulta na produção de um ensaio, uma maneira de ensinar para alunos do ensino fundamental, um pouco sobre águas, sobre rios, sobre cidade, sobre cidadania, resgatando alguns conceitos importantes.
Acessem o item A CIDADE E OS RIOS